Área do Aluno - Módulo 01
Curso 01 - História do Yoga
Vídeo Aula: A História do Yoga
Texto Aula: A História do Yoga
Frases de Yogis
"Jogaram uma pedra na tranquilidade do lago. O lago comeu-a. Sorriu ondulações. Voltou a ficar tranquilo."
Professor e Poeta Yogi Hermógenes
Agendamento Educacional
Comentário do Professor
Yoga Primitiva
Namaskar … Namastê
A Yoga se apresenta em três Grandes Momentos na Humanidade e Sociedade Antiga e Moderna, sendo: A Yoga Primitiva, provinda do primeiro Mestre da Yoga um dos três aspectos da Divina Providência "Shiva". Este ponto de vista é na Yoga Clássica pois na Yoga Primitiva antes da Formalização do Hinduísmo o Deus "Indra". A Yoga tem suas Origens nas redondezas da Índia Antiga ou Vale do Indo, Paquistão e mais antigo na Pérsia. Estes locais foram marcados por duas das mais antigas cidades do planeta sendo escavado uma cidade por cima de outra várias vezes no mesmo local sendo chamadas de: Cidades de Harapa, Mohejo-Daro e Mehrgarh.
É cada vez maior o número de pesquisadores que se prontificam a considerar essas grandes civilizações como uma criação dos próprios arianos védicos; com efeito, não há nada nos próprios Vedas (escrituras sagradas da Índia) que contradiga essa suposição. As passagens que os estudiosos de gerações passadas sempre tomaram como prova de uma invasão violenta da Índia podem, com facilidade e um pouco mais de sensatez, ser interpretada de outra maneira. As batalhas mencionadas em alguns hinos do Rig-Veda podem ser mitológicas e, se forem mesmo históricas, referem-se sem dúvida alguma a conflitos entre as diversas tribos arianas, e não à suposta conquista da população nativa pelos arianos védicos compreendidos como agressores estrangeiros.
Os estudiosos tecem comentários sobre a notável continuidade simbólica e cultural que liga a civilização do Indo-Sarasvatî ao Hinduísmo posterior. A maior parte deles concordam que existem vestígios de um Proto-Yoga nas cidades do Indo. Encontramos nos Vedas tantas noções Proto-Yogues quanto encontramos nos artefatos do Indo-Sarasvatî.
Ao que nos parece, as descobertas arqueológicas e os indícios literários encontrados nos Vedas, particularmente no Rig-Veda, são complementares. Juntos, eles nos permitem vislumbrar com bastante clareza aquela que parece ser a mais antiga civilização que teve até os dias de hoje uma existência contínua, desde a cultura neolítica da cidade de Mehrgarh, do sétimo milênio a.C., até o Hinduísmo moderno.
A Yoga Primitiva tinha em sua constância o Rituais diversos com textos que descrevem a preparação do soma por meio da extração do suco de uma planta, cuja identidade é atualmente desconhecida e debatida entre os estudiosos. Nas religiões antigas da História Védica e no Zoroatrismo na Pérsia onde nasceu um dos primeiros formatos iguais a religiões atuais como judaísmo, cristianismo, onde a religião se Concentra em apenas um Deus, o nome da bebida e da planta não são exatamente os mesmos nos dois Povos.
A tradição da Yoga foi sendo passada posteriormente pelo "parampara" e Na Antiguidade era ensinada através do "gurukula" somente para a Realeza dos Povos Antigos, sendo canalizada pelo Pai da Yoga "Patãnjali" muito tempo depois com a chamada Yoga Clássica ou "Ashitanga" Yoga dos Oito passos.
Os Hindus foram chamados assim pelos ingleses que invadiram a atual Índia em tempos mais recentes e o Hindoismo é a junção de várias filosofias religiosas de vários cantos do antigo Vale Indu tendo influência inclusive do Jainismo, do Budismo, do Cristianismo, e das religiões citadas anteriormente. A Yoga não é exatamente uma religião, e sim uma escola de filosofia, porém como todas áreas do conhecimento que já existiram na humanidade, existiu desde os inícios dos tempos a suavidade da religião como o nome representa "religa-re" ou retornar a Deus a Divina Providência.
Yoga Moderna e Yoga Clássica
Namaskar . . . Namastê
Queridos, devemos agradecer ao Senhor Divina Providência, em atribuir a Santa Yoga em nosso Universo Coletivo e Individual, o gurukula de sabedoria prestava a mesma atenção que devemos ter nos dias atuais, onde a globalização do conhecimento é um fato. Sendo a Yoga com raízes no Oriente, foi integrada ao Ocidente pelas qualificações que estudar e praticar yoga retorna ao bem social, comunitário e individual, a filosofia da yoga é muito extensa e como Brahmacharyas as escrituras que estão relacionadas com a yoga, devem ser buscadas pelo yogi em toda sua vida de estudos sobre filosofia dos "darshanas" e a arte de praticar yoga, como um simples pranayama ou um simples asana. ou um complicado pranayama ou difícil asana, a persistência em direção da Divina Providência se chama Fé, esta que move todos corações de Yogis em todo planeta, conhecer a Si Mesmo e Entender "Maya" ao mesmo tempo de vivenciar um cotidiano cada vez mais corrido nas grandes cidades, onde se concentra a maioria dos Yogi Modernos, hoje os ensinamentos ultrapassam barreiras no encontro do ensino aprendizado mais adequado para cada realidade individual. O Objetivo do Yoga o "Samadhi" a visualização do "Mahasamadhi", devem ser preservados como os objetivos do yogi em todas considerações, estude e pratique muita yoga, seja do conhecimento, do aquecimento, do mar de possibilidades que a Santa Yoga trás como benefícios de saúde, de alongamento, de memória, de poetizar uma Flor de Lótus em sua maior Magia de Nascer do fundo do lamaçal e abrir acima do lago límpida e linda com ou sem Brilho do Sol. Gratidão.
Mahahrdaya Jnanananda Vishnulaktare
Calendário Aulas Síncronas
Questionários do Módulo
Questionário 01 M1
Questionário 02 M1
Questionário 03 M1
Questionário 04 M1